Fanatismo religioso - Dê sua opinião clicando na palavra "comentário" após o texto

15 de jul. de 2009
Igreja Evangélica Aliança com Cristo

O fanatismo (de fanum, templo) representa, antes de mais, uma rigidez de pensamento e uma fixidez de conceitos, um facciosismo, uma obstinação, mas acima de tudo configura medo.
O medo do fanático é o medo da mudança, o medo de vir a descobrir ter sido enganado, o medo de ter que alterar os seus esquemas conceptuais e a sua cosmovisão, o medo de reconhecer que passou parte da vida a percorrer os caminhos do erro e a divulgá-lo aos outros.
Quanto mais rígida é uma pessoa mais dolorosa é a mudança e mais difícil a sua reconversão.
Uma boa forma de evitar os fanatismos é ser capaz de, a cada momento, vestir a pele do Outro, esforçar-se por entender o seu ponto de vista, penetrar o seu mundo, tentar perceber como ele chegou ali.O fanatismo é cego. Cego para a razão, para o bom senso e a razoabilidade. O fanatismo age sem compaixão.
Para o fanático, as idéias são mais importantes do que as pessoas, e os objetivos mais elevados do que os meios para os alcançar.O fanatismo é um extremismo, um fundamentalismo, uma forma de estar permanentemente tensa e crispada. Responde a palavras e frases-chave com uma reação pavloviana, automática e não-pensante.O fanático não é feliz, não pode ser feliz. Apenas finge sê-lo, por conveniência.
Este mundo está infestado de fanáticos, da política à religião, passando pelo futebol.E pensar que todas estas áreas da atividade humana foram concebidas na óptica da libertação do corpo, da mente e da alma…”

2 comentários:

Alessandra disse...

Eu acho que o fanatismo tem cegado muitos crentes, eles deixam de ver beleza na vida, nas pequenas coisas, e vivem obstinados pela igreja, essas pessoas ficam o tempo todo jogando a culpa de tudo que acontece em Deus ou no diabo e nunca assumem seus próprios erros e desse jeito nunca aprendem a andar corretamente...são tão agressivas com a palavra de Deus que se tornam pessoas inconvenientes e desagradáveis, que ao invés de ganhar vidas para Deus, afastam as pessoas de perto de si. E o pior é que eu penso que essas pessoas acreditam realmente em tudo que dizem, nao fazem por maldade, só que quando vem a primeira decepção dentro da igreja, largam tudo, porque não são pessoas estruturadas pra reconhecer que algumas provas pegamos com nossas próprias mãos.

Anônimo disse...

parabens pelo bLog muito importante para sabermos o que acontece na igreja,DEUS ABENÇOE PR.CLOVIS E TODA A EQUIPE,P.SEBASTIAO DE OLIVEIRA...

Template Editado Por Gustavo